Results for 'por Pinharanda Gomes'

1000+ found
Order:
  1. Trés poemas do neo-tomismo.por Pinharanda Gomes - 1980 - In António do Rosário & Jesué Pinharanda Gomes (eds.), Para a história do tomismo em Portugal. Porto: Arquivo Histórico Dominicano Português.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Inquérito Sobre a Filosofia Portuguesa. Depoimentos de Alvaro Ribeiro [Et Al. Apresentação de Pinharanda Gomes].Álvaro Ribeiro & Jesué Pinharanda Gomes - 1972 - Editora Pax.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Carta sobre o Humanismo.M. Heidegger & Pinharanda Gomes - 1983 - Revista Portuguesa de Filosofia 39 (1):227-228.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   18 citations  
  4.  4
    Jesué Pinharanda Gomes: pensar português: texto inédito e estudos.José Eduardo Franco, José Maria Silva Rosa & Pinharanda Gomes (eds.) - 2018 - Lisboa: Theya.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    A Filosofia tomista em Portugal: documento estabelecido sobre um ensaio de M. A. Ferreira Deusdado.Manuel Antonio Ferreira-Deusdado & Josué Pinharanda Gomes (eds.) - 1978 - Porto: Lello & Irmão.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. "A filosofia portuguesa" 1720-1820: História da revolução portuguesa de 1820, movimento intelectual.José de Arriaga & Jesué Pinharanda Gomes - 1980 - Lisboa: Guimarães. Edited by Jesué Pinharanda Gomes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    A "escola portuense": uma introdução histórico-filosófica.Jesué Pinharanda Gomes - 2005 - Porto: Ediçoes Caixotim.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    A filosofia arábigo-portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1991 - Lisboa: Guimarães Editores.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    A filosofia hebraico-portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1981 - Porto: Lello.
  10. A patrologia lusitana.Jesué Pinharanda Gomes - 1983 - Porto: Lello.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A teologia de Leonardo Coimbra.Jesué Pinharanda Gomes - 1985 - Lisboa: Guimarães Editores.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    Dicionário de filosofia portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1987 - Lisboa: Publicações Dom Quixote.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Formas de pensamento filosófico em Portugal (1850-1950).Jesué Pinharanda Gomes - 1986 - Lisboa: Instituto Amaro da Costa. Edited by Jesué Pinharanda Gomes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    História da filosofia portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1981 - Porto: Lello.
    1. A filosofia hebraico-portuguesa -- 2. A patrologia lusitana -- 3. A filosofia arábigo-portuguesa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Introdução à história da filosofia portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1967 - Braga: Editora Pax.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    João de Santo Tomás na filosofia do século XVII.Jesué Pinharanda Gomes - 1985 - Lisboa: Instituto de Cultura e Lingua Portuguesa, Ministério da Educação.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Liberdade de pensamento e autonomia de Portugal: a controvérsia da filosofia portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1971 - Lisboa: Espiral.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Liberdade de pensamento e autonomia de Portugal: a controvérsia da filosofia portuguesa.Jesué Pinharanda Gomes - 1971 - Lisboa: Espiral.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Teoria do pão e da palavra.Jesué Pinharanda Gomes - 1973 - Lisboa: Livraria Sampedro Editora.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Para a história do tomismo em Portugal.António do Rosário & Jesué Pinharanda Gomes (eds.) - 1980 - Porto: Arquivo Histórico Dominicano Português.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Fisicismo: A filosofia no círculo de viena.Otto Neurath & Traduzido por Nelson Gonçalves Gomes - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  11
    As figuras da amizade em Kant e suas relações com a Moral, o Direito e a Política.Alexandre Travessoni Gomes - 2010 - Dois Pontos 7 (2).
    Este ensaio aborda o conceito de amizade em Kant, e procura relacioná-lo com amoral, o direito e a política kantianos. Como forma de introduzir a temática, começa otexto com uma abordagem do conceito e dos tipos de amizade apresentados por Aristóteles.Após isso, aborda o conceito e os tipos de amizade apresentados por Kant, tanto naDoutrina da Virtude (A Metafísica dos Costumes) quanto nas Preleções sobre Ética. O textotrata então dos problemas e das vantagens que o conceito kantiano de amizade representa,para, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Transhumanismo: imortalidade e a questão da longevidade.Leonardo Moreira Gomes - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: O artigo enfoca duas questões abordadas pelo transhumanismo: imortalidade e longevidade. A primeira parte apresenta alguns contornos do programa transhumanista e a sua motivação. A segunda discute até que ponto a promessa de imortalidade não pode ser cumprida pela ideia de fazer o upload do cérebro na internet. A terceira parte se concentra na longevidade e mostra por que o programa transhumanista para idosos falha. Palavras-chave: Transhumanismo. Imortalidade. Longevidade. Upload de cérebro na internet.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    A teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer à luz do idealismo transcendental kantiano.Isabella Nobrega Gomes Stencel - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Neste artigo, pretende-se descrever os pontos de maior relevância à teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer, levando em consideração a farta influência do idealismo transcendental kantiano em sua produção filosófica. No que diz respeito à formulação do conhecimento empírico, bem como às faculdades e princípios envolvidos no processo, busca-se promover a comparação entre os elementos pertinentes aos sistemas elaborados pelos respectivos filósofos, a fim de tornar explícitos os momentos em que Schopenhauer alinha-se ao idealismo transcendental kantiano e, igualmente, os momentos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  18
    Morte, Ideia e Indestrutibilidade Do Nosso Ser Em Schopenhauer.Camila Gomes Weber & José Fernandes Weber - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):89-109.
    O objetivo do artigo é explorar as conexões entre o problema da morte, o conceito de ideia e a tese da indestrutibilidade do nosso ser com a morte, em Schopenhauer. Como ponto de partida, é apresentada a crítica de Schopenhauer à compreensão empírica da morte como passagem ao não-ser. Passa-se, então às considerações do filósofo sobre a indestrutibilidade do nosso ser com a morte, por meio do destaque às suas considerações sobre o caráter de coisa, vinculado à sua intepretação das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  21
    As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir?Vânia Gomes Zuin & Caroindes Julia Corrêa Gomes - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022016.
    Há meses a população mundial enfrenta a pandemia causada pelo COVID-19, uma situação ímpar e talvez a mais desafiadora que rememoramos. Para a maioria dos sujeitos, esta crise junta-se às demais emergências e reforça injustiças, violências, discriminações e sofrimento, uma vez que são considerados _invisíveis_ e sobrevivem em espaços desprovidos de higiene, saúde, educação e segurança e repletos de outras manifestações de _renúncia_ e _impossibilidade_. Considerando que a própria estrutura social é a responsável por chegarmos onde estamos, precisamos nos contrapor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    A compreensão schopenhaueriana do caráter de indivíduo.Camila Gomes Weber - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85191.
    O objetivo do artigo é apresentar a compreensão schopenhaueriana do caráter de indivíduo a partir da tese metafísica do monismo da vontade. Num primeiro momento, explora as implicações da afirmação de Schopenhauer de que somente no ser humano o caráter de espécie e o caráter de indivíduo se separam; na sequência, aborda o problema da asseidade da vontade tendo em vista seus desdobramentos na formulação do caráter de indivíduo; e, por fim, aborda o tema da negação da vontade e sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    A filosofia E o cinema catástrofe: “O dia depois de amanhã” E a relação homem X natureza.Laécio de Almeida Gomes - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):50-58.
    É possível estabelecer uma relação didática entre filosofia e cinema para ilustrar, esclarecer ou levantar instigantes discussões em torno dos conceitos e das ideias filosóficas. Ainda que a linguagem cinematográfica seja diferente da filosófica, os diversos gêneros do cinema podem apresentar distintas formas da realidade humana de modo crítico e conciso. Esse seria o caso do cinema catástrofe, no qual são evidenciadas questões fundamentais, como a relação entre homem e natureza, mostrada, por exemplo, no filme “The Day After Tomorrow”, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    O princípio de alteridade na ética da compaixão de Arthur 2 Schopenhauer.Laécio de Almeida Gomes - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):02-12.
    O presente artigo tem como objetivo o estudo da ética da compaixão em Arthur Schopenhauer para que possamos chegar a um conceito de alteridade na sua filosofia. O ponto de partida é a concepção metafísica do mundo como Vontade e Representação, a partir do qual consideramos as possibilidades de uma ética não prescritiva, diferentemente de Kant, em que o reconhecimento do “outro” e da “Vontade” como coisa-em-si apresenta-se como o melhor caminho para as ações morais do homem, no sentido em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Relações Étnicas e Relações Raciais: diferenças e aproximações.Josildeth Gomes Consorte - 2019 - Odeere 4 (8):30.
    A diversidade humana, temática de origem e por isto mesmo crucial da Antropologia, tem sido objeto de inúmeras abordagens ao longo da história da nossa disciplina. Quer se trate da diversidade física ou biológica, quer se trate de costumes ou modos de ser ou existir, o interesse em compreender suas origens, suas relações e suas razões de ser tem motivado antropólogos das mais diversas orientações teóricas. Palavras-chave: Etnicidade; Raça; Etnia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31. Universidade pública brasileira: Por um espaço da não exclusão E da democratização do acesso.Paulo Gomes Lima & Alex Fraga - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (1):p - 147.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Perspectiva Do Participante, Conceito Interpretativo e Dimensões da Interpretação: Três Elementos Para a Compreensão da Integridade Na Obra o Império Do Direito.Francisco Tarcisio Rocha Gomes Junior - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    A obra de Ronald Dworkin é extensa e passou por quase 50 anos. Dessa forma, para entender seu significado e sua relevância é necessário debater de forma responsável seus principais conceitos para que enganos de interpretação sejam evitados. Nesse contexto, o objetivo principal deste artigo é explicar claramente os conceitos de perspectiva do participante, conceito interpretativo e dimensões da interpretação. Por meio de pesquisa bibliográfica, a conclusão é que propor uma teoria da perspectiva do participante é uma ideia de Herbert (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Fetichismo da Mercadoria e Fantasmagoria na obra “Inf'ncia Berlinense: 1900”, de Walter Benjamin.Alessandro Gomes Enoque & Ana Maria Said - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):455-504.
    Resumo: O pensamento de Walter Benjamin ocupa uma posição particular e, pode-se até dizer, especial na história do pensamento crítico moderno. Sua obra, fragmentada, inacabada, hermética, atual, anacrônica e complexa, possibilita um passeio sobre uma diversidade de temáticas que vão desde a literatura, passando pela sociologia, filosofia, arte, história, entre outras. O objetivo principal deste artigo consiste, assim, em estabelecer mais um olhar em direção a esse pensador. Trata-se, sobretudo, de compreender como as temáticas do fetichismo da mercadoria e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Nietzsche e Derrida em torno do pathos do perdão.Jorge Luiz Viesenteiner & Lucas Fraga Gomes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):352-370.
    O objetivo do artigo é analisar a aproximação temática do pathos do perdão em Nietzsche e Derrida, vinculando ambos os autores por meio do registro teórico da extramoralidade do perdão. A tese a se sustentar é que tanto Nietzsche quanto Derrida explicam o tema do pathos do perdão, por um lado, em um horizonte em que não cabem mais as ferramentas do cálculo ou da normalização para investigar o perdão, na medida em que esse conceito tem de ser situado para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Da materialidade às metáforas bem-sucedidas: reflexões sobre as transformações materiais e representativas do corpo biológico.Tatiana Gomes Rotondaro - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):213-228.
    Resumo: A partir de uma análise sobre a utilização das biotecnologias médicas, este artigo pretende compreender como a disseminação de uma lógica e um discurso "informacional", na área de saúde, mascaram as intervenções médicas efetuadas no corpo humano. Argumenta-se que frequentemente as práticas biotecnológicas são tratadas como meras relações linguísticas, como se não fossem operações de carne e sangue realizadas nos corpos. Para abordar a forma como essa lógica se processa, será feita, neste texto, uma breve discussão sobre como as (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    A análise arqueológica do discurso em Michel Foucault: por uma linguística do enunciado.Sérgio Gomes de Miranda - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):122-138.
    Os estudos da linguagem no século XX e agora no atual século são marcados pela hegemonia de três correntes de pesquisa: o Estruturalismo; o Inatismo e o Interacionismo. No Estruturalismo, o usuário da língua é submetido a um código soberano, contra o qual ele não tem escolha a não ser cumprir as normas do uso correto. Desviar do padrão significa erro. No Inatismo, prevalece o logicismo. Na mente do usuário reside tudo de que ele precisa para ser bem sucedido em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Opening a hermeneutic space for spiritual care practices.Mary Rute Gomes Esperandio & Carlo Leget - forthcoming - Horizonte:206204-206204.
    O cuidado espiritual é considerado um aspecto intrínseco às boas práticas de cuidados paliativos. Contudo, este é um desafio a profissionais de saúde. Há carência de propostas cientificamente embasadas e não religiosas para identificar e atender as necessidades existenciais/espirituais de pacientes e familiares. Este artigo tem como objetivo apresentar uma ferramenta de cuidado espiritual denominada Modelo Diamante ou _Ars Moriendi_, desenvolvida por um pesquisador holandês que a concebeu a partir de elementos extraídos de sua pesquisa empírica. O modelo é teoricamente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  40
    Juventude e religiosidade: Cartografia dos processos de subjetivação de jovens católicos em uma comunidade de fé (Youth and religiousness: mapping the subjectivation processes of the catholic youth in a community of faith).Mary Rute Gomes Esperandio & Alexsander Cordeiro Lopes - 2012 - Horizonte 10 (26):476-499.
    Juventude e religiosidade: Cartografia dos processos de subjetivação de jovens católicos em uma comunidade de fé (Youth and religiousness: mapping the subjectivation processes of the catholic youth in a community of faith). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012.v10n26p476. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa motivada pela constatação de que muitas subjetividades juvenis católicas do Brasil vivem uma situação de fragmentação que faz emergir distintos grupos identitários e em graves conflitos no seio das comunidades de fé. Por meio da realização de uma pesquisa-intervenção (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Olhar o currículo, enxergar leis naturais: aproximações a partir do Leviatã.Rita Helena Sousa Ferreira Gomes - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O artigo relaciona os elementos curriculares propostos por Hobbes no capítulo XXX do Leviatã com as leis naturais descritas nos capítulos XIV e XV. Metodologicamente, o trabalho conduz-se em 4 etapas: 1) listar os conteúdos educacionais explicitados no capítulo XXX; 2) buscar potenciais equivalentes de cada um dos conteúdos listados com aspectos das leis naturais presentes nos capítulos XIV e XV; 3) comparar os argumentos e questões teóricas pertinentes a essas equivalências potenciais; 4) destacar possíveis ampliações interpretativas oriundas da análise (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    The Disputes Regarding Meanings of the Homosexual Male Body Characterized as Bear: An Example of Dialogic Analysis.Rafael Lira Gomes Bastos - 2022 - Bakhtiniana 17 (4):35-56.
    RESUMO Este artigo analisa as disputas de sentido envolvendo o corpo homossexual masculino caracterizado como urso. Considerando o aporte teórico-metodológico da Análise Dialógica do Discurso, foi analisada uma postagem com três sequências de comentários que tematizavam o corpo urso em um grupo da rede social Facebook. A análise revelou que o centro da disputa de sentidos nos enunciados se detém em duas valorações distintas: (i) o urso identificado como um corpo gordo e peludo e (ii) o urso identificado como um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    As enciclopédias de Michel Foucault.Jean Dyêgo Gomes Soares - 2019 - Discurso 49 (2).
    Enciclopédia não está entre os termos mais conhecidos de Michel Foucault. Todavia, ao olhar com atenção para algumas ocorrências desse termo ao longo de sua carreira, com uma especial ênfase aos anos de 1960 e 1970, algo se revela ao leitor atento. O intuito desse texto é discernir esse termo no vocabulário foucaultiano, mostrando sua dupla face. Se por um lado, Foucault se refere tecnicamente à Enciclopédia editada por Denis Diderot e Jean D’Alembert; por outro, ele recorre ao termo sugerindo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  43
    O princípio de alteridade na ética da compaixão de Arthur Schopenhauer.Laécio Almeida Gomes - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):2-12.
    O presente artigo tem como objetivo o estudo da tica da compaixo em Arthur Schopenhauer para que possamos chegar a um conceito de alteridade na sua filosofia. O ponto de partida a concepo metafsica do mundo como Vontade e Representao, a partir do qual consideramos as possibilidades de uma tica no prescritiva, diferentemente de Kant, em que o reconhecimento do outro e da Vontade como coisa-em-si apresenta-se como o melhor caminho para aes morais do homem, no sentido em que este (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    'Ratio Studiorum' dos Jesuítas: carisma, inovação, actualidade.M. Pereira Gomes - 1999 - Revista Portuguesa de Filosofia 55 (3):219 - 227.
    Em Janeiro de 1599 era promulgado o documento que. hoje em dia. se reconhece como constituindo o Sistema Educative) dos Jesuítas. geralmente denominado "Ratio Studiorum". Documento que tern uma historia. que é experiência aplicada e uma inspiração. Para a história contribuiram. de forma mais explícita. pessoas como Inacio de Loiola. com a sua experiencia permanentemente reflectida e partilhada: Jeronimo Nadal por muitos considerado o segundo fundador dos jesuitas. pelo empenho e acerto na fundaçao de colégios para alunos externos: Cláudio Aquaviva, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Enativismo e conhecimento prático.Rodrigo Benevides Barbosa Gomes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):12-22.
    Em Ser e Tempo, Heidegger argumenta que o conhecimento primordial do Dasein se dá no manuseio de entes mundanos. Merleau-Ponty, por sua vez, descreve na Fenomenologia da Percepção que o conhecimento é, antes de tudo, uma intencionalidade corporal intraduzível em termos proposicionais. Mais tarde, em What Computers Can’t Do, Hubert Dreyfus usa a obra de ambos para apontar os equívocos do paradigma cognitivista, isto é, a abordagem dominante do então nascente campo da inteligência artificial. Finalmente, em The Embodied Mind: Cognitive (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  3
    Guerra, inimizade e soberania.Erika Gomes Peixoto - 2019 - Perspectivas 3 (1):61-77.
    A partir das premissas lançadas por Michel Foucault nos cursos do Collège de France de 1975-1976, intitulado Em defesa da sociedade, esse artigo pretende pensar o papel da guerra civil na sociedade hodierna. Ao propor a guerra como princípio basilar das relações de poder, Foucault revela a confluência paradoxal entre a guerra civil e uma espécie de estatização do biológico, o que ele denominou de biopolítica da espécie humana. De modo similar, o autor italiano Giorgio Agamben lança em 2015 a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Múltiplos que constituem a unidade: Os conceitos leibnizianos de substância - da noção completa à mônada expressiva.André Gomes Quirino - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:339-372.
    Leibniz propôs mais de um conceito para descrever filosoficamente a substância. Ironia instrutiva, esta pluralidade que tem por fim uma explicação unificada da realidade culminou em uma definição dos componentes fundamentais do mundo – as mônadas – como unidades que abrigam a multiplicidade. Estas substâncias, bem como a sua função essencial de se exprimirem mutuamente, apenas se tornam plenamente inteligíveis quando observamos os conceitos anteriores, de que a filosofia madura de Leibniz herdou algumas intuições. Guiando-nos pelas obras-chave do filósofo e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  21
    A construção e percepção do imaginário da cultura africana e afro-brasileira e a formação da identidade étnico-racial no contexto escolar.Raimunda Ribeiro & Marina Ferreira Gomes - 2021 - Odeere 6 (2):255-279.
    O artigo apresenta uma discussão acerca da percepção do imaginário da cultura africana e afro-brasileira e da construção da identidade étnico-racial no enredo escolar. A investigação foi realizada a fim de: 1- analisar os tipos de suportes e referenciais culturais que a escola fornece para a construção da identidade étnico-racial; 2- identificar as consequências do tipo de representação do negro construída e percebida na escola para o desenvolvimento da identidade étnico-racial dos alunos do Ensino Fundamental I. Para tanto, utilizou-se a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Aller-retour sur Arendt et Marx – travail, Stoffwechsel, apprentissage.Romildo Gomes Pinheiro - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):107-154.
    O presente texto procura reconsiderar de um lado os limites da crítica de Arendt ao conceito de trabalho de Marx et, de outro lado, interrogar em que medida nós podemos encontrar no pensamento de Arendt alguns pressupostos marxistas de investigação. Em premeiro lugar, trata-se de criticar a diferença entre trabalho e fabricação à partir da distinção entre processo de trabalho e processo de valorização. Em segundo lugar, de demonstrar de que maneira o problema marxista à propósito da constituição da força (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Caminhos da religiosidade: ética, arte e imaginário.Kátia Mendonça, Jones da Silva Gomes, da Serra Netto & Helio Figueiredo (eds.) - 2022 - Belém: EDUEPA.
    A proposta principal dese livro é fazer uma tessitura entre ética, arte e imaginário, elementos primordiais que se entrelaçam na relação com a sagrado e com as experiências religiosas. A obra é fruto de algumas pesquisas decorrentes do grupo Imagem, Arte, Ética e Sociedade, coordenado pela Profa. Dra. Kátia Mendonça e pelo Prof. Dr. Jones Gomes, em parceria entre as Universidade do Estado do Pará, Federal do Pará e Metodista de São Paulo por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000